skinbooster, mesoterapia, intradermoterapia

11 Marcas de Skinbooster vendidas no Brasil em 2022

Skinbooster, ou em bom português: isquimbúster (sim, a pronuncia é esta) é uma nome novo, chique e elegante para uma técnica que tem quase 70 anos: a mesoterapia ou intradermoterapia.

Em sua essencia, é uma hidratação profunda da pele utilizando produtos a base de ácido hialurônico, que podem ser reticulados, estabilizados ou simplesmente associados com outros ativos dérmicos, sempre com função de estimular a hidratação local e a formação de colágeno.

Em resumo, a idéia é oferecer um preparo da pele para um tratamento de harmonização facial subsequente, ou mesmo para manter os resultados obtidos por tempos maiores, já que a ação das técnicas de Skinboosters focam na hidratação local com diminuição de rugas finas e da flacidez, melhorando o brilho e elasticidade da pele.

É errado usar o termo Skinbooster em detrimento de Mesoterapia ou Intradermoterapia, porque este nome é uma marca registrada da Galderma para duas linhas de produtos da Restylane (você verá a seguir), mas é como chamar um iogurte de danone. Virou hábito, então vamos manter o hábito e lidar como sendo indicados para os tratamentos de skinbooster (assim, em minúsculo) todos medicamentos que serão relacionados a seguir.

Para facilitar o entendimento e diferenciar os produtos, vamos separar os medicamentos tipo skinbooster  nos que vem em seringas semelhantes aos preenchedores de ácido hialurônico e cuja função é exclusivamente a hidratação profunda da pele, dos outros medicamentos que associam ativos dérmicos para complementar a hidratação, e que vamos chamar de mesclas.

Não dá pra indicar como um skinbooster sendo melhor ou pior que uma mescla, afinal as mesclas, como verão a seguir, podem ter objetivos diferentes e complementares, então entendam que aqui colocamos informações sobre nos produtos, não devendo ser encarados como a indicação clinica para todo paciente, isso demanda a avaliação do profissional.

Vamos por partes. Todos os medicamentos do tipo skinbooster que tem aprovação da Anvisa e são vendidos regularmente no Brasil são estes:

Restylane Skinboosters®

É o pioneiro da técnica, que pertence à Galderma e que se transformou no “nome oficial” desta terapêutica. Ao contrário de maioria das demais marcas, os Restylane Skinboosters tem uma pequena reticulação, ou seja, demoram para ser degradados e portanto devem ser colocados em um plano mais profundo que as demais marcas.

restylane skin booster vital, restylane skin booster vital light
A Galderma tem a propriedade do nome Skinbooster, todo o resto deveria ser chamado de Mesoterapia.

A aplicação pode ser em aliquotas, droplets ou micro bolus, como quiser chamar, ou até mesmo em retroinjeção logo abaixo de marcas e rugas delicadas. Eles vem em duas versões: Restylane Skinbooster Vital, indicado para pacientes com mais sinais de envelhecimento e pele mais danificada, e o Restylane Skinbooster Vital Light® para pessoas mais jovens e menos sinais de envelhecimento.

Pelo fato de ser um produto reticulado, seu tempo de efetividade é relativamente longo, oferecendo um processo de hidratação mais duradouro. Um detalhe interessante é que a seringa faz um sinal sonoro, um pequeno clique, a cada 0,02ml, que permite uma dosimetria melhor na área a ser tratada.

Juvederm Volite®

Também é um material reticulado, da linha Vycross®  da Allergan® e é o irmão menos reticulado da linha (que tem os famosos Voluma®, Volift®, Volbella® e o mais novo Volux®). Tem uma concentração de 12mg de ácido hialurônico por ml, semelhante aos Restylane, e também tem reticulação fazendo com que o medicamento tenha um tempo de efetividade alto. E portanto deve ser aplicado em um plano pouco mais profundo também, em subcutâneo superficial.

Juvederm Volite
Juvederm Volite é da mesma linha Vycross dos preenchedores mais conhecidos da Juvederm

Inclusive o uso deste medicamento é parte dos protocolos do MD Codes® e que está indicado também como preparo prévio para rostos mais envelhecidos e desidratados.

Saypha Rich ®

Aqui entramos no primeiro medicamento a base de ácido hialurônico não reticulado da lista, que faz parte da linha da Cromapharma® junto com o Filler®, Volume® e Volume Plus®. É o antigo Princess Rich®.

Este é estabilizado com a associação de Glicerina, ou glicerol, o que oferece um complemento ao efeito hidratante já que esta tem efeitos emolientes, umectantes, hidratantes e higroscópicos (ou seja, atrai água), o que confere um resultado bem interessante.

Saypha Rich, Princess rich
Saypha Rich é o novo nome do Princess rich, medicamento conhecido da Croma

Pelo fato de não ter uma longevidade muito grande em tecido, a aplicação, diferente dos anteriores, deve ser feita em um plano bem superficial, de fato dentro da derme, e o paciente sai do consultório cheio de bolinhas (pápulas) que somem entre 2 e 3 dias.

Este aplicação é essencial para que o medicamento cumpra seu efeito hidratante.

Rennova Skin®

A Innovapharma® sempre está presente no mercado, é incrível a variedade de produtos que oferecem para a Harmonização Facial. 

O Rennova Skin® vem associado à lidocaina, e tem uma concentração pouco maior de Acido Hialurônico, 20mg/mL, com uma reticulação pequena e que segue a mesma tecnologia do Rennova Deep® e Rennova UltraDeep®, que é o Hybrid MoBi®, e deve ser aplicado mais profundo em subcutâneo superficial.

Rennova Skin, Rennova Skin-lido
Este medicamento é fabricado pela Luminera, como as linhas Rennova Deep e Ultra Deep

A indicação é parecida com as outras marcas: Linhas periorais, linhas periorbiculares, colo, pescoço, cicatriz de acne, sempre buscando a melhora a qualidade da pele.

Stylage Hydro®

Este é do laboratório francês Vivacy® e tem uma legião de fãs por aqui. Desta vez, também é de ácido hialurônico não reticulado mas estabilizado com Manitol (neste caso, o manitol oferece uma proteção para o ácido hialurônico contra as hialuronidases endógenas, protegendo e mantendo o efeito por mais tempo).

Stylage Hydro, Stylage Hydromax
Stylage Hydro tem no Brasil, e esta marca ainda tem o Stylage Hydromax, para um efeito ainda mais turbinado, mas que ainda não tem ANVISA

Tal qual os demais produtos, o ciclo de tratamento deve ser de 3 aplicações com intervalos de 3 a 4 semanas, e daí repetido a cada 3 meses para manutenção dos efeitos.

Pluryal Booster®

Esta marca entrou no mercado com tudo para competir com o NCTF da Filorga, afinal teriam os mesmos ativos a um valor muito mais acessível, mas o Pluryal Booster® em especial não se assemelha ao NCTF, e sim aos skinboosters tradicionais, que vem nas seringas de 1ml e tem técnica de aplicação em derme superficial, fazendo a aplicação com as pequenas pápulas que falamos acima.

Pluryal Booster
O Pluryal Booster é produzido pela mesma fábrica do Saypha Rich.

Também é composto de ácido hialurônico associado ao glicerol e tem ação anti-oxidante, como os demais produtos. E é produzido pela Croma, MESMA empresa que fabrica o Saypha Rich® (que do mesmo modo usa o Glicerol como estabilizante)…

Profhilo®

Apesar da empresa não chamar este produto de skinbooster, ele essencialmente é um produto com esta finalidade.

Profhilo
O Profhilo tem dois tipos diferentes de moléculas de ácido hialurônico

Nós fizemos artigos mais completos sobre este produto. O primeiro, fala de todas as características e como fazer a técnica de aplicação. E o outro é um um trabalho apresentado no Face Congress 2022 em que avaliamos se vale a pena ou não usar este medicamento!


Mescla, em uma definição de dicionário, é “mistura de coisas diferentes”. E quando usamos esta terminologia para os skinboosters, usualmente nos referimos a uma mistura de vários ativos dérmicos com funções complementares: hidratação, despigmentantes, anti-oxidantes, indutores do colágeno, fatores de crescimento, etc.

Existem muitas opções para estas mesclas, usualmente oferecidas por empresas farmacêuticas ou mesmo laboratórios de injetáveis, e aqui vamos listar as mais conhecidas. Mas vale lembrar que qualquer profissional com conhecimento no tema pode criar a sua própria mescla, ou mesmo personalizar os conteúdos de acordo com o foco do tratamento.

NCTF 135 HA®

É um dos produtos mais conhecidos no mercado, produzido pela Filorga e composto, segundo o fabricante, por 55 “ingredientes” (13 vitaminas, 23 aminoácidos, 6 minerais, 6 coenzimas, 5 ácidos-nucleicos, 2 agentes anti-radical livre) para reparar  e hidratar todas camadas da pele.

NCTF 135 HA
Foi uma das primeiras marcas de skinbooster a aparecer por aqui e acabou por estimular o uso da técnica

O protocolo de tratamento é parecido com os demais: 1 sessão por mês pos 3 meses, e depois aplicações de manutenção a cada 3 ou 4 meses.

Biometil 135®

É a versão “genérica” do NCTF, com os mesmos ativos e funções. O laboratório Biometil é bem grande e tem boa penetração para os profissinais de harmonização facial. Estes medicamentos apresentados como mesclas muitas vezes são associados com a técnica de microagulhamento, sobretudo pelos profissionais que realizam injetáveis. Os resultados são mais limitados, mas é uma boa forma de administração.

Provitae Trish®

A ProVitae, ou melhor, Propharmacos, é também um laboratório de injetáveis e tem uma mescla que associa ácido hialurônico a silício orgânico, que é um dos precursores de colágeno. Indicado para revitalização da pele, tem um custo bem acessível e oferece resultados interessantes.

Pluryal Mesoline®

Esta é outra linha da Pluryal que é apresentada como mesclas para intradermoterapia. Mesoline é toda uma linha com 9 tipos diferentes de ativos para idicações variadas, desde a redução de gordura localizada (para uso em afinamento facial, por exemplo) até para hidratação profunda, não só de face mas como de corpo também.

Pluryal Mesoline
Pluryal Mesoline é uma série de mesclas, cada uma com um objetivo diferente.

Concluindo…

O skinbooster é uma terapia muito interessante em preparos pré-preenchedores ou mesmo na manutenção de resultados desde peelings, bioestimuladores de colágeno e vários outros procedimentos da Harmonização Facial. E o seu uso deve ser contínuo, tal qual o envelhecimento é.

Pra fechar, essa semana li algumas coisas do Mario Quintana, e uma falava sobre beleza. Achei interessante:

Dizes que a beleza não é nada?

Imagina um hipopótamo com alma de anjo… Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude – mas que trabalheira!

Era isso! Até a próxima!


Publicado por:
Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face. Trabalha desde 2011 em harmonização facial.