bioestimulação colágeno derme

7 marcas de Bioestimuladores de Colágeno vendidas no Brasil, e algumas outras opções…

Nos últimos 3 ou 4 anos, penso eu, um dos tratamentos que mais ganharam destaque dentro da Harmonização Facial foram os Bioestimuladores de colágeno. E que é um nome bem genérico para qualquer medicamento capaz de estimular e/ou aumentar a formação de colágeno, substancia chave para manter a saúde da pele, volume dos tecidos, diminuir alguns efeitos do envelhecimento, entre várias outras coisas.

Digo que é um termo genérico porque para estimular a produção de colágeno há tantas, tantas terapias que perdemos a conta: peelings, microagulhamento, fios de sustentação, ultrassom microfocado, radiofrequência… Poderia enumerar pelo menos mais uns 10 tratamentos que tem este objetivo, mas este artigo tem um objetivo bem direto.

Neste artigo quero apresentar para vocês os medicamentos injetáveis que são “bioestimuladores de colágeno” por excelência, que entraram no mercado com o objetivo único de estimular o colágeno autógeno devolvendo a vitalidade facial perdida com o envelhecimento (serve também para tratamentos corporais, mas isso não é o Core-business do Instituto então nem vem ao mérito).

Para facilitar a procura, eu separei em 2 categorias, a primeira são os produtos chamados “de prateleira”, que tem marca, padronização, estão no mercado há muitos anos e há muitos trabalhos científicos publicados validando os medicamentos.

A segunda categoria são produtos oferecidos por farmácias de manipulação e que está sujeito às alterações que a mesma oferece, e que apresentam poucos, ou nenhum, trabalhos científicos publicados a respeito.

Há ainda uma subdivisão quanto ao produto que faz o estímulo de colágeno, e que vou explicar antes de chegar aos medicamentos mais famosos:

  1. Hidroxiapatita de Cálcio – composto de esferas com tamanhos entre 40 e 60 nm associado com carboximetilcelulose, tem uma duração no tecido de aproximadamente 8-10 meses
  2. Ácido Poli-L-Lático, ou PLLA – composto de fragmentos deste polímero, com tamanhos variados, deve ser preparado previamente à aplicação e tem duração de 12 a 18 meses em tecido
  3. Policaprolactona, ou PCL – também em esferas com tamanhos de 40 e 60 nm, em uma base também de carboximetilcelulose, mas com uma duração de 1 a 4 anos em tecido.

Nós fizemos uma aula detalhando todas estas características e discutimos também qual dos medicamentos produz mais colágeno em uma aula que você pode assistir aqui se quiser.

Dito isto, vamos entrar no que temos no mercado no que se refere aos bioestimuladores de colágeno:

Radiesse ®
Sculptra ®
Ellanse
Diamond ®
Cientific Permanent Facial Implant®
HarmonyCA ®
Elleva ®
Medicamentos Manipulados

Medicamentos de Prateleira

São os medicamentos que estão prontos para uso, basta comprar. Há uma maior padronização de qualidade nestes produtos do que nos demais que falaremos.

Radiesse

Radiesse é uma marca da Merz e está no mercado desde o começo dos anos 2000. Falava-se como sendo um preenchedor a base de hidroxiapatita de cálcio, com grande capacidade de projeção dos tecidos, e com efeito que perdurava por muito mais tempo que os preenchedores de ácido hialurônico.

radiesse, bioestimulador de colágeno, galderma,
O Radiesse vem apresentado com ou sem anestésico. Independente da escolha, a concentração de Hidroxiapatita de cálcio de cada um deles é igual

Com o tempo começou a ser utilizado para bioestimulação dermica facial, para mãos, e hoje fala-se mais como sendo um bioestimulador do que um preenchedor.

É um produto muito interessante, e não há um protocolo padrão para resultados, haja visto que vemos na literatura usos desde concentrados (ou seja, na forma que o produto vem na seringa), até os diluidos (que vai de na proporção de 0,3:1 a 2:1) ou mesmo hiperdiluídos (com proporções maiores que 3:1), tudo de acordo com o objetivo, plano de aplicação, quantidade de consultas, etc.

Até hoje é um dos produtos mais versáteis para a harmonização facial.

Sculptra

Produzido pela Aventis e comercializado pela Galderma., surgiu no começo dos anos 2000, este produto é derivado do Ácido Poli-L-Lático e seu uso foi indicado em um primeiro momento para pacientes HIV positivos com quadros de Lipodistrofia.

Sculptra, ácido poli-l-láctico, bioestimulador, estimulo de colágeno
O Sculptra vem em uma unica apresentação, suficiente para tratamento de uma face completa.

Vem apresentado em um pó branco, associado com carboximetilcelulose e manitol, e deve ser preparado, idealmente, com 48 horas de antecedência para permitir a hidratação correta do material e evitar a formação de nódulos (que são bem frequentes nesse produto se não houver a manipulação adequada).

O protocolo de tratamento envolve a aplicação de 3 sessões iniciais, separadas entre 4 e 6 semanas, e uma sessão anual de manutenção de resultados. Normalmente um frasco é o suficiente para uma face completa ou um pescoço completo, por sessão.

Uma coisa curiosa é que o Sculptra, nos primeiros anos, ainda estava em aprendizado no que dizia respeito a seus efeitos clínicos, então no inicio a sugestão de preparo era com 1 ou 2 horas de antecedência à aplicação, mas pelo alto índice de formação de nódulos começou a se indicar o preparo com mais antecedência e com maior diluição evitando estes problemas.

Mas que se mostrou o “calcanhar de Aquiles” para a adesão ao medicamento, porque teria um tempo para o produto “ficar pronto”.

Bastou entrar um concorrente no mercado, o Rennova Elleva (que falaremos mais a frente) que a empresa “mudou” de ideia e passou a falar que pode preparar com menos tempo… igual ao concorrente…

Ellansé

Feito pela Sinclar Pharma, é um dos bioestimuladores mais novos a entrar no mercado e trouxe algumas inovações (e limitações) em relação aos anteriores. Essencialmente é um preenchedor facial de longa duração, que mantém seu efeito graças a um estímulo para formação de colágeno contínuo pela Policaprolactona.

ellansé, policaprolactona, pcl, preenchedor facial
O Ellanse pode ser comprado conforme o tempo do efeito desejado, que varia de 1 a 4 anos.

Um aspecto muito interessante é que o tempo de duração do estímulo pode ser determinado ao escolher os materiais que vai do Ellanse S (um ano de duração), Ellansé M (dois anos), Ellansé L (com 3 anos) e o Ellansé E (com 4 anos).

Mas há algumas restrições sobre esse tempo, o tipo E, de maior duração tem mostrado na literatura respostas de formação de granulomas, tal qual acontece nos preenchedores a base de PMMA (que também são estimuladores do colágeno, mas não os coloquei no artigo porque estão em desuso graças aos grandes riscos associados).

Outra limitação é que ainda não tem estudos suficientes para indicar o uso como um material bioestimulador dérmico como é o caso do Sculptra ou Radiesse diluído, apesar de artigos estarem aparecendo aos poucos com variações técnicas de uso.

Rennova Diamond

A Rennova já há alguns anos entrou de cabeça para se tornar onipresente na Harmonização Orofacial, e ela começou essa ação ao trazer para o mercado um bioestimulador que quebrou a hegemonia do Radiesse, e este foi o Diamond, que também é a base de Hidroxiapatita de cálcio.

hidroxiapatita de calcio, diamon, radiesse, bioestimulador de colágeno
O Rennova Diamond é produzido pela Luminera, como outras linhas de produtos da Rennova.

Com exatamente as mesmas concentrações de Hidroxiapatita (30%), mesmas indicações clínicas e técnicas de uso do Radiesse, o Diamond é fabricado pela Luminera, empresa recém adquirida pela Abbvie que é dona da Allergan, e que também tem no mercado nacional o HarmonyCA, que falaremos a seguir.

Então este é um medicamento que tem uma base sólida, e realmente vem mostrando isso com seus resultados clínicos.

Cientific Permanent Facial Implant®

É um dos produtos misteriosos, representado por uma única empresa e com pouco marketing em cima deste material, então muitos nem sabem que existe ou que está a venda. É produzido pela Futerman International Products, uma empresa farmaceutica argentina e que fabrica preenchedores de ácido hialurônico com o mesmo nome.

Cientific Permanent Facial Implant, bioestimulador, hidroxiapatita de cálcio
Já achou por aí? Tem que procurar bem…

Um aspecto interessante é que apesar de se auto-intitular de “Permanent Facial Implant”, é a base de hidroxiapatita de cálcio, que obviamente não é nada permanente. E tem uma concentração um pouco maior que a média dos outros produtos, com 35%.

HarmonyCA

Sabe aquela música que fala que nunca vi, não comi e só ouço falar? Então é mais ou menos a politica da empresa que distribui este medicamento no Brasil em relação aos profissionais interessados. Não consegui acesso até hoje a ele, nem tive resposta dos representantes.

luminera, harmonyCA, hidroxiapatita de cálcio, ácido hialurônico,
Um produto com alta concentração de hidroxiapatita de cálcio quando comparado com os demais no mercado, e ainda tem ácido hialurônico de alta reticulação associado.

Mas sobre o medicamento, é bem interessante pois é uma associação entre Hidroxiapatita de Cálcio com Ácido Hialurônico, e curiosamente tem uma concentração superior de Hidroxiapatita, com 50%, 20% a mais que o Radiesse e Rennova Diamond.

Produzido pela Luminera, como citei antes, mesma empresa que fabrica o Rennova Diamond, e os preenchedores da Rennova Deep e Ultra-deep.

 

Rennova Elleva

Aí está mais um bioestimulador que veio ocupar um espaço antes exclusivo do Sculptra. A Rennova realmente buscar abraçar todas as faixas do marcado de Harmonização e acaba trazendo produtos de boa qualidade. Em especial o Rennova Eleva tem uma origem coreana de um laboratório chamado Gana R&D.

Este laboratório possui vários outros preenchedores,  sempre a base de PLLA associado a outros ativos. Existe inclusive preenchedores associando PLLA com Ácido Hialurônico.

Um dos pontos inovadores desse material é que ele veio pra acelerar o processo de conversão dos pacientes. São necessários simplesmente cinco a 10 minutos de manipulação e homogenização pra que ele possa ser usado no seu paciente.

É benefício muito grande, já que não há risco de preparar o material e simplesmente o paciente não vir. Eventualmente é possível convencer o paciente a fazer um tratamento no mesmo dia.

rennova elleva, PLLA, bioestimulador de colágeno
O produto vem em uma embalagem chique…

Para o preparo rápido assim, é necessário um equipamento próprio da Rennova (que é um amalgamador odontológico adaptado) mas pode ser utilizado um vibrador Vortex, que é barato e fácil de achar, e o recomendado pelo fabricante.

Mas isso não tira o mérito de ser um produto inovador e que com certeza deverá ocupar uma boa parte do mercado do Sculptra.

 

Medicamentos Manipulados

Não entenda que estes medicamentos são inferiores que os “de prateleira”, mas no geral a confiabilidade está atrelado à qualidade do laboratório e à confiança que você tem de cada fornecedor.

Não existem também uma uniformidade entre os medicamentos, alguns funcionam como preenchedor, outros só como bioestimulador dérmico.

laboratórios de manipulação, bioestimuladores de colágeno
Alguns dos laboratórios que comercializam versões próprias dos bioestimuladores de colágeno.

Decidi não especificar cada um dos produtos , já que a apresentação oferecidas pelos laboratórios podem mudar conforme o pedido do profissional, mas dá pra perceber algumas semelhanças entre eles:

Victalab e Biometil tem produtos que são “genéricos” da Radiesse e Diamond, com 30% de concentração de hidroxiapatita associado a carboximetilcelulose, podendo ser usados puros, para volumização de tecidos, ou diluidos como bioestimuladores.

A PHD e a Next tem produtos já preparados para bioestimuladores dérmicos, que tem concentrações menores, de 10% ou 15% de hidroxiapatita de cálcio, que equivale a uma diluição de 1:2 usando o os medicamentos referência.

A ProVitae tem uma versão com hidroxiapatita de cálcio “nano”, ou seja, ao invés de esferas de 40 a 60nm, eles utilizam uma versão com 20nm, sendo indicado para bioestimulação dérmica.

A Next é a única que oferece uma versão com associação de PLLA com hidroxiapatita de cálcio, não tenho conhecimento de nenhum outro que faça essa associação. Eles também associam outros ativos dérmicos com a intenção de turbinar a formação de colágeno, uma abordagem interessante.

Concluindo…

Dá pra perceber que há muitas alternativas no mercado, mas QUAL É O MELHOR MEDICAMENTO BIOESTIMULADOR? Para isso, sugiro que o leitor acompanhe uma aula completa que vai explicar as diferenças de ação e o que esperar de cada um dos medicamentos. Não perca e assista clicando aqui!

 



Citação

Se você for utilizar este artigo para citar em alguma monografia, TCC ou qualquer outra publicação, utilize este formato:

Velasco, Rogério Gonçalves. 6 marcas de Bioestimuladores de Colágeno vendidas no Brasil, São Paulo, 23 de outubro de 2021. Disponível em: <https://institutovelasco.com.br/qual-melhor-bioestimulador-colageno/>. Acesso em: XXXXX – Preencha com a data de consulta. 

Deste modo, garante que os próximos a consultarem esta página terão as informações mais atualizadas possíveis.

 


Publicado por:
Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face