harmonização facial para dentistas

7 técnicas para quem quer aprender Harmonização Orofacial

O futuro da estética na odontologia está no curso de harmonização facial. As técnicas dessa área garantem muito mais do que um sorriso bonito, mas sim um sorriso que harmoniza perfeitamente com todos os demais elementos da face, equilibrando estética, funcionalidade e saúde. Consiste em um tratamento abrangente composto por variadas técnicas que juntas proporcionam para o paciente um resultado natural e duradouro.

Nesse artigo você saberá mais sobre essas técnicas e modalidades dos cursos, e assim você poderá avaliar se vale a pena mesmo investir nesse curso. Vamos começar?

Compensa fazer cursos livres ou partir direto para Especialização em Harmonização Orofacial?

Hoje percebemos que os pacientes não visitam mais o dentista apenas para sanar dores e resolver problemas de saúde bucal, a busca por um sorriso perfeito e pela estética da face tem sido uma demanda cada vez maior no mercado (apesar de tantas polêmicas…).

O profissional habilitado nas técnicas de harmonização facial é quem irá suprir essa demanda atendendo às novas necessidades dos pacientes.

Além disso, por serem técnicas múltiplas será possível ampliar sua cartela de serviços, diversificar o seu atendimento, conquistar novos clientes e oferecer novas possibilidade para seus clientes atuais.

Mas por onde começar? 

Pense na seguinte situação: você pode querer manter seu foco na odontologia de raiz, mas há alguns pacientes perguntando sobre tratamentos faciais e você percebe que é um nicho que pode ampliar seu leque e ganhos, mas não quer grandes mudanças no seu dia-a-dia. Quer agregar tratamentos no “seu cardápio”. Nesta situação, recomendamos os cursos livres. Assim você poderá sanar uma boa parte das demandas dos pacientes em alterar o seu core-business

Você já realizou alguns cursos, seu publico está aumentando e hoje percebe que é necessário ampliar o leque e a profundidade dos conhecimentos na harmonização orofacial? Então aí sim considere um curso de especialização. 

Quais as principais técnicas/cursos de harmonização facial que você deve saber?

1. Toxina Botulínica

Deve ser o primeiro curso de todos que iniciam na área da estética, porque ele transita também em outras áreas odontológicas. Explico:

Com a aplicação da toxina botulínica o cirurgião dentista pode suavizar e prevenir rugas e marcas de expressão, corrigir assimetrias da face e reverter o sorriso gengival. Estas são as aplicações mais cosméticas do uso da toxina.

Mas vai além. A substância também pode atuar na parte funcional, como, por exemplo, no tratamento para os desconfortos causados pela disfunção temporomandibular e cefaleia de origem tensional/dentária

Então vejo como um assunto de transição entre a parte estética e a parte terapêutica ou odontológica por permitir uma amplitude maior nos tratamentos com este medicamento.

2. Derivados Plaquetários

É um grande conhecido da Implantodontia e Cirurgia há muitos anos, regulamentado pelo CFO em 2015, e oferece, dentro da Harmonização Orofacial, muitas possibilidades de preparo e condicionamento dérmico, além de oferecer possibilidade de simular tratamentos, tudo isso a um custo muito baixo.

Indicamos que seja feito logo após o de Toxina Botulínica e antes do de preenchedores, pois oferecerá uma visão de várias técnicas e que permite ao aluno desenvolver com muito mais facilidade os preenchimentos faciais.

3. Preenchedores faciais

Penso ser o queridinho da Harmonização. Resultados imediatos e entrega o que o paciente deseja. O conhecimento em  preenchedores permite identificar áreas que possam ser beneficiadas, buscando sanar as  queixas individuais de cada paciente, possibilitando assim a harmonização orofacial de forma segura e eficaz. 

Aqui no Instituto Velasco, toda nossa base de ensino dos preenchedores é na Técnica MD Codes, uma das mais reconhecidas mundialmente, e cujos tratamentos são os que oferecem resultados mais efetivos. 

4. Afinamento Facial

O desoxicolato de sódio já era conhecido por seu efeito na redução do efeito de “papada” e “queixo duplo”, porém na técnica de afinamento facial o uso da substância é ampliado para eliminar todo os excessos de gordura da face.

Com esta técnica conseguimos resolver vários aspectos faciais, melhorando o contorno e o “peso” da face de uma forma muito segura. É um curso que pode ser feito também logo depois dos derivados plaquetários.

5. Bioestimuladores de colágeno

Seu uso cresceu muito nos últimos anos, pois oferece resultados com longa duração e com muita naturalidade, a um bom custo-benefício. Mas é uma técnica de uso um pouco mais especializada e demanda um bom planejamento no uso, por isso recomendamos que seja feito depois dos preenchedores e derivados plaquetários, pois habilidades que são aprendidas nestes dois cursos poderão ser de grande valia a quem inicia o uso dos bioestimuladores de colágeno.

6. Fios de sustentação e Indutores de colágeno

Através dos fios de PDO o profissional garante a dermosustentação da pele e o estimulo da produção de colágeno, gerando um efeito lift que proporciona um aspecto mais jovem, sem perder a naturalidade. 

Mas a técnica é mais elaborada e o sua boa execução é essencial para o sucesso, então por isso que está aqui no final da fila, mas agrega muito aos pacientes, sobretudo se associados aos preenchedores faciais.

7. Bichectomia

A remoção da bola adiposa de Bichat é um procedimento simples e pouco invasivo, o resultado é muito atraente, afinando a face e colocando as maçãs do rosto em evidência. Esse serviço tem sido muito procurado, principalmente por pacientes do sexo feminino.

Mas pense que é um procedimento cirúrgico, então indicamos para os alunos que já tem seu conhecimento técnico em cirurgia oral menor, e que tenha um conhecimento anatômico melhor das regiões a serem tratadas.

Concluindo

Dominando essas técnicas você conseguirá oferecer para seus pacientes os melhores procedimentos voltados para a estética da face! O Instituto Velasco é o lugar certo para fazer o curso de harmonização facial independentes ou mesmo em nossa especialização em Harmonização Orofacial.

Nossa especialização é aprovada pelo CFO, contamos com mais de 30 anos de experiência no ensino continuado para dentistas e oferecemos excelente estrutura para ampliar seu aprendizado. 

Espero você em breve! Até breve!


Publicado por:
Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face