Agora, estética e beleza, (assim como o bem-estar) também fazem parte do campo da saúde. O corpo, marcador social real da personalidade, tornou-se um capital que deve ser mantida ou expostos.
Mesmo com a preocupação em ter um belo corpo, o rosto é a parte mais exposta. Assim, muitos pacientes não estão apenas à procura de cuidar dos dentes, mas também com a estética do dente.
No entanto, as soluções odontológicas atuais quase podem corrigir a maioria dos problemas referentes ao sorriso. Seja por mau posicionamento, afrouxamento aparente, pelo desgaste dental, pelas cáries ou espaços entre os dentes, pacientes estão agora a procura de informações e soluções de estética.
Essa demanda do paciente pela estética “dental” é, portanto, cada vez mais forte, tanto em cirurgia plástica e odontologia. O interesse mais importante é referente ao clareamento e o efeito de brancura dos dentes que ele proporciona.
É por isso que em primeiro lugar, é fundamental analisar cuidadosamente as necessidades desses pacientes.
Responder de forma adequada e eficaz.
De maneira geral, os pacientes na demanda estética são aqueles que levam mais a sério os detalhes. Eles também são muito exigentes em termos de serviço. Entre um sorriso normal e um sorriso maravilhoso, às vezes existe um extra que faz toda a diferença.
Portanto, tente avaliar o interesse dos pacientes para a odontologia estética, certifique-se de dar-lhes um conhecimento básico desses tratamentos.
Muitas vezes, quando os pacientes perdem o interesse em cuidados dentários é porque eles não têm informação suficiente sobre a qualidade do atendimento. Perceber que a melhor maneira de começar suas propostas de tratamento são com base no entusiasmo dos pacientes que procuram melhorar sua aparência.
Analisar previamente cada demanda
É importante compreender, logo no início se todos os seus esforços serão em vão. Todos os pacientes não pode aceitar todos os cuidados que você oferece. Por exemplo, se eles não entendem o valor acrescentado de tratamento estético, eles se recusam ao tratamento, independentemente do seu entusiasmo. No entanto, mesmo nestes casos, continua a ser sua responsabilidade de encontrar para esses pacientes tratamentos alternativos. Uma apresentação de um plano de tratamento estético requer um grande senso de habilidades de observação e escuta mais elevados do que o habitual. Essas habilidades devem trabalhar todos os dias. Isso requer paciência, perseverança e motivação.
Planejamento Estratégico
Utilize um método de planejamento estratégico com base em três etapas:
Avaliação objetiva Estratégia de Controle Tático – Durante cada apresentação do tratamento, cada passo deve ser cuidadosamente respeitado e apresentado ao paciente.
Equilíbrio– Anote a posição bucal do paciente. Este é o ponto da situação. Lembre-se também que para estabelecer este equilíbrio psicologicamente ajuda a saber onde é o interesse do paciente na estética do seu sorriso. Isso pode poupar no momento de oferecer tratamento, enquanto os vínculos estabelecidos com o paciente ainda não são fortes o suficiente para aceitar o tratamento.
Foco e objetivo, – Conseguir realmente entender o que o paciente quer. Lembre-se que muitas vezes eles próprios não estão conscientes dos seus motivos quando eles chegam até você. Mais uma vez, você precisa estabelecer confiança com seus pacientes antes de qualquer proposta. Só então você pode informá-los sobre as diferentes opções de tratamento e os prós e contras de cada um.
E finalmente você pode estabelecer a estratégia delinear e a abordagem geral para o tratamento que você vai oferecer ao seu paciente.
Conclusão
A demanda estética dos nossos pacientes só vai aumentar nos próximos anos. No entanto, nada e ninguém pode opor-se aos desejos dos pacientes. Os profissionais que querem adaptar as suas práticas para esta realidade são aqueles que continuam a prosperar em seus negócios, proporcionando odontologia de qualidade adaptada ao presente.