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Como detectar a desmotivação dos funcionários? E como lidar com isso?

A motivação é um fator fundamental para manter sua equipe em harmonia. Caso contrário, isso afetará diretamente o ambiente de seu consultório e a qualidade dos serviços oferecidos.

Para identificar se um funcionário de sua equipe está desmotivado, o ideal é estar atento aos sinais emitidos por ele, observando seu comportamento diário e atitudes, para interferir antes que seja muito tarde.

Quais as razões mais comuns para a falta de interesse de um funcionário no trabalho?

As razões para a falta de interesse de um funcionário no trabalho podem ser as mais diversas, desde motivos relacionados com o desenvolvimento do trabalho em si, desejos de mudança, falta de reconhecimento profissional, orientações equivocadas, frustração, etc. Cabe ao gestor identificá-las para tentar contornar a situação o quanto antes. Só assim, conseguirá evitar que a atitude de um ou dois funcionários contaminem a equipe inteira, afetando o clima organizacional e a produtividade do consultório.

Como manter a sua equipe motivada?

Lembre-se que um funcionário pouco motivado não vai estimular seus pacientes. Um pensamento que gosto de passar para quem vai treinar e escolher um funcionários: seu paciente passa mais tempo “social” na sala de espera do que no seu atendimento. Lá ele conversa sobre tudo, com você, ele vai estar de boca aberta, com um aspirador funcionando e você trabalhando, não há tempo para socializar. Uma equipe motivada ajuda no estímulo do paciente para a aderência aos tratamentos propostos, além de tornar os atendimentos mais ágeis. Aqui colocamos 6 pontos que você deve pensar para manter sua equipe motivada:

1. Dê um bom exemplo

            A postura da liderança influencia diretamente no clima da equipe e isso não diz respeito apenas a educação e simpatia com que trata os seus funcionários, e sim, a maneira como se comporta perante a distribuição das atividades. Uma ótima forma de ganhar a confiança e a admiração de sua equipe é não apenas delegar tarefas, mas também executá-las quando necessário.

2. Esteja aberto a novas ideias

Incentive a construção de uma cultura de proatividade com a sua equipe. Mantenha-se receptivo a sugestões e opiniões sobre os atuais procedimentos do consultório e as possíveis mudanças. Assim, eles se sentirão ouvidos, valorizados e realmente parte da empresa.

3. Informe a equipe com antecedência sobre as decisões referentes a rotina de trabalho

            Sempre que houver necessidade de modificar algo que impacte na rotina de trabalho da sua equipe de funcionários, o ideal é avisá-los com antecedência sobre as mudanças e explicá-los justificando com embasamento e objetividade o motivo dessa decisão, principalmente se alguma das sugestões colhidas não puderem ser aplicadas.

4. Avalie seus funcionários periodicamente

Dê feedback a sua equipe. Faça uma análise de cada indivíduo e o desempenho de suas funções.

Procure focar em críticas construtivas, para o crescimento profissional do funcionário e sempre apresentando argumentos técnicos para cada comentário. E não esqueça de aproveitar o momento para elogiar o que ele tem feito bem, seu potencial e a sua importância no desenvolvimento de um trabalho de qualidade no consultório.

5. Incentive a capacitação da sua equipe

Trate seus funcionários como um patrimônio de sua empresa e por isso, invista na sua qualificação oferecendo cursos, treinamentos, congressos, seminários etc. Será muito vantajoso para o seu consultório possuir uma equipe capacitada para realizar diversos tipos de procedimentos em vários segmentos.

6. Trace metas alcançáveis

Cabe ao gestor transmitir aos seus funcionários as metas e objetivos de produção em cada setor. Lembrando que estas metas precisam ser alcançáveis, de outra forma, o funcionará acabará desmotivado.

7. Crie um ambiente confortável para os seus funcionários

            Um ambiente tranquilo, confortável e seguro costuma ser extremamente favorável a motivação. Portanto, se preocupe primeiramente com as questões físicas de seus funcionários: Espaço estrutural, equipamentos, ergonomia, conforto térmico, limpeza etc. E estimule o desenvolvimento de um clima organizacional saudável, com um bom convívio entre os integrantes da equipe, isso contribuirá também para o aumento da produtividade.



Publicado por:
Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face. Trabalha desde 2011 em harmonização facial.