Como fazer a aplicação da toxina botulínica para arquear ou elevar a sobrancelha? [eBook]

Como fazer a aplicação da toxina botulínica para arquear ou elevar a sobrancelha? [eBook]

Você não precisa fazer cosplay do Dr. Spock para conseguir uma sobrancelha arqueada. Mesmo porque, apesar dele ser um ícone nerd, não é exatamente o que buscamos na Harmonização Facial e possivelmente a posição da sobrancelha dele não foi elevada com Toxina Botulínica, não é mesmo?

A forma mais prática para arquear ou elevar as sobrancelhas usando toxina botulínica é bloquear a ação dos músculos que fazem com que ela fique para baixo ou sem curvatura. Como a toxina promove uma paralisia muscular seletiva, uma vez bloqueado o conjunto muscular que provoca a ação de abaixamento da sobrancelha, ela passa a obedecer o conjunto muscular que provoca a elevação, e por tabela, acontece o arqueamento ou o lift de sobrancelhas.

Mas como fazer isso? Aí entra a necessidade de entender exatamente o que se deseja e os aspectos técnicos/biológicos deste tratamento. Vamos dividir em algumas partes:

1. A sobrancelha

Hoje existe muito mais tolerância com a moda, muitas vertentes e tendências andam juntas, e o formato da sobrancelha já foi motivo de inúmeras matérias, inclusive em revistas importantes como a Veja, uma revista que nada tem a ver com estética e beleza, mas que aponta tendências.

Então esse tufo de pelos em cima dos olhos já são muito mais que tufos de pelos. Eles oferecem possibilidade incríveis, tem um apelo de sensualidade e desejo, pode conferir uma iluminação, vitalidade e energia para qualquer olhar. E hoje, num tempo de máscaras e distanciamento,  podemo afirmar sem sombra de dúvidas que está em um local de grande destaque na estética da face.

Importante comentar que não há uma sobrancelha “ideal”, tudo deve ser avaliado e obedecer a padrões conhecidos, diretamente relacionados ao formato do rosto e principalmente ao “gosto do freguês”

Imagine se a Carrie Bradshaw do Sex and the City resolvesse arquear as sobrancelha? Rostos mais longos pedem sobrancelhas mais retas.

Arqueadas, angulares, retas ou arredondadas, não importa o formato desejado ou ideal, podemos direcionar a aplicação da toxina para melhorar o desenho e conseguir resultados estéticos mais personalizados.

Tudo isso é possível porque, ao entender a ação de agonismo e antagonismo muscular, todo resultado pode ser personalizado.

2. Agonismo e Antagonismo muscular

Em linhas gerais, músculos agonistas são os músculos que trabalham com uma ação semelhante ou complementar, enquanto antagonismo são músculos cuja ação ou movimento de um é anulado ou oposto ao movimento de outro. Ou seja, enquanto um movimenta-se, o outro deve relaxar, nem auxiliando nem resistindo ao movimento criado.

E a elevação da sobrancelha tem tudo a ver com esta relação: os músculos orbiculares do olho, corrugadores e prócero fazem o abaixamento da sobrancelha enquanto o músculo frontal, que tem a ação oposta, de levantar a sobrancelha. Então podemos dizer que existe a relação de antagonismo entre os músculos da fronte e os músculos da região dos olhos e glabela.

E é neste equilibro que nós trabalhamos, paralisando mesmo que temporariamente aquilo que “fecha” o olhar e permite um realinhamento e melhor do formato da sobrancelha.

Mas ok. E como fazer isso? Nada de afobação, pequeno padawan. Temos que entender outros dois pontos.

Um equilibro muscular entre o músculo frontalis e o orbicular do olho permite deixar um formato mais próximo do que é considerado mais estético hoje em dia, com um arqueamento semelhante às asas de uma gaivota.

3. Os olhos e os pés-de-galinha

Uma das marcas faciais que mais incomodam os pacientes de harmonização facial são as rugas  peri-orbiculares do olho, ou as famosas rugas “pés-de-galinha”. E porque elas são tão visíveis a ponto de chamar atenção de tanta gente?

Porque o músculo orbicular do olho está praticamente aderido à pele e qualquer contração ou movimentação muscular levar ao surgimento destas marcas. E com o tempo tende a se agravar, já que a pele naturalmente perde elasticidade e colágeno.

Mas o que tem a ver os pés-de-galinha com a sobrancelha. Simples: TUDO.

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas o orbicular do olho é o mesmo músculo sobre o qual a sobrancelha está. Ou seja, qualquer modificação nesta musculatura pode interferir positivamente ou negativamente no efeito de elevação e curvatura da sobrancelha.

Então para um efeito completo da elevação, temos que pensar também em tratar as marcas peri-orbiculares e com isso o efeito é mais duradouro e efetivo

4. Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica nesta região?

Via de regra, todas as marcas de toxina que existem no mercado terão uma duração entre 10 e 12 semanas. Isso mesmo, 3 meses, Para qualquer tratamento. QUALQUER tratamento.

Mas isso não quer dizer que “vai durar 3 meses” o efeito. Vamos entender porquê:

Uma coisa é o tempo que a toxina fica ativa e que o nervo demora para eliminar a ação celular do medicamento, outra é o tempo que a musculatura vai demorar para voltar à sua atividade pré-tratamento.

Para resumir, um arqueamento ficará funcional por 4 a 6 meses conforme o paciente. E pode se manter se o paciente realizar o tratamento com toxina periodicamente.

E o interessante é que conseguimos oferecer, junto com a toxina, tratamentos complementares que manterão a efetividade ainda por mais tempo, por exemplo utilizando fios de sustentação ou de suspensão em PDO, fios Silhouette, hidrodissecção ou hidrolifing (volumizando a região de fronte, e sustentando todo a pele onde está a sobrancelha, além do preenchimento em regiões de ROOF e supercílio.

Sempre utilizamos a toxina como uma terapêutica inicial na ação e elevação do supercilio e sobrancelha.

OK, entendi tudo. E como eu aplico?

Para facilitar para nossos alunos, este conteúdo todo foi colocado em um e-book gratuito e que está bem completo sobre este tema.

Nele, apresentamos de forma didática a anatomia,  as ações musculares agonistas e antagonistas,  pontos de aplicação, doses, efeitos esperados, todas as informações detalhadas para que, mais que replicar uma técnica, o profissional consiga planejar e executar o procedimento de lifting de sobrancelha de forma efetiva, com um ótimo grau de segurança evitando as intercorrências mais comuns à técnica.

Além disso, o e-book foi feito para consulta através do smartphone e é amplamento ilustrado com imagens, esquemas, pontos de aplicação e vai permitir uma consulta rápida para solucionar todas suas dúvidas neste tema. Está sempre à mão, a um clique!

Baixe seu ebook.

Lembramos que este conteúdo é exclusivamente para profissionais da saúde que tem autorização legal por seus respectivos conselhos de classe na utilização de injetáveis, em especial no uso da Toxina Botulínica para fins estéticos.

Conhecimento prévio no uso deste medicamento é essencial para desenvolver a técnica descrita, e para conhecer mais desta técnica com conteúdo muito ilustrado e bastante didático, você pode contar também com nosso curso online ou presencial no Uso da Toxina botulínica em Estética facial.


Publicado por:
Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face