Como sabemos, a avaliação de seus pacientes em relação à sua empresa vai muito além da sua competência ou da sua imagem, que é construída não apenas no consultório em uma consulta. Confira neste artigo como pequenos detalhes podem fazer a diferença e passar uma boa impressão para seus pacientes.
O primeiro detalhe é o contato telefônico
Os pacientes potenciais já começam a formar uma opinião sobre você e sua prática no primeiro contato com seu escritório, que costuma ser feito via telefone ou algum aplicativo de mensagem/midia social com o Facebook, Instagram ou Whatsapp. Antes disso, eles já tinham ouvido falar de você pela internet ou indicação de ex-pacientes, mas este é de fato, o primeiro contato real com a sua empresa. Por isso, um bom atendimento telefônico pode fazer a diferença.
Ao telefone, comece com um sorriso. Sim, o sorriso no telefone. Nossa voz parece mais calorosa e amigável quando sorrimos e isso é exatamente o que os pacientes esperam receber no seu consultório. Nas mensagens, seja amigável sem ser falso, seja informal e bem-humorado sem ser desrespeitoso.
Atendimento personalizado gera reconhecimento
De acordo com muitos psicólogos, personalizar o atendimento, chamando o paciente pelo nome, por exemplo, traduz um reconhecimento individual, tranquiliza, reconforta e gera grande satisfação.
Embora seja obviamente impossível saber tudo sobre o novo paciente, reservar um pouco de tempo para demonstrar interesse em conhecê-los ajuda a definir os tópicos para os próximos consultas e reforça o tom “personalizado”.
Um bom relacionamento com a equipe é essencial
Lembre-se sempre que o bom relacionamento entre você e sua equipe é visível para quem adentra o seu consultório e pode causar um real impacto benéfico sobre o que eles esperam do atendimento que lhes será fornecido. Além de passar confiança, estima e transparência com a certeza de que eles são bem-vindos.
Promova um tour pela sua empresa
Por que não apresentar a eles as várias áreas da empresa, tais como sala de esterilização e salas de tratamento? Afinal de contas, não há nada a esconder. Durante a apresentação, ofereça brindes úteis como escovas de dentes e fio dental com o logo da empresa e seu número de telefone.
Destaque cada ambiente
A grande maioria das empresas já cumprem normas básicas de higiene, então você tem que ir mais longe e levar em conta a sensação dos pacientes sobre os elementos que caracterizam a sua empresa como um todo. Para destacar a sua empresa é necessário algo mais.
A decoração também faz toda a diferença. Os objetos de decoração, a mobília e as cores são essenciais para a apresentação da imagem do seu consultório e reforçar a impressão de um local limpo e ao mesmo tempo receptivo.
Deixe a sala de esterilização visível
De modo geral costuma-se tratar a sala de esterilização como uma área de importância crítica, deixando-a inacessível, quase escondida. É um erro comum e contraproducente, pois os pacientes sempre acabam questionando em um momento ou outro como os instrumentos são esterilizados. Deixar esta sala visível através de um vidro pode antecipar as perguntas e reforçar a confiança.
Ter uma sala de esterilização aberta é impossível por causa do barulho das autoclaves e outros esterilizadores de alta temperatura, utilizar janelas de vidro anti-ruído podem ser uma boa solução.
A sala de espera deve ser aconchegante
A sala de espera costuma ser um lugar muito abandonado, silencioso, oferecendo poucas distrações. Em muitos casos, no máximo uma TV no volume baixo, em um canal que não é possível trocar e que provavelmente não agrada a todos. A espera de atendimento acaba se resumindo em um silêncio constrangedor e um momento maçante.
Existem alguns softwares disponíveis no mercado que podem animar sua sala de espera, com exibição de slides de dicas, apresentações, vídeos 3D e animações. Ao fazer isso, você fornece ao paciente informações valiosas que irão ajudá-los a cuidar melhor de sua saúde bucal e ocupar o seu tempo de espera para maneira mais útil e agradável.
Não se esqueça de oferecer uma boa iluminação, acesso livre a revistas e jornais recentes. Tenha uma fonte de água potável (bebedouro ou galão de água) ou uma máquina de café.
Aposte em música suave
A ambientação de espaços com música tranquila costuma ser muito apreciada pelos pacientes.
Ao tocar música suave na sala de espera, por exemplo, você ajuda seus pacientes a relaxar e também a cobrir qualquer ruído intra-operatório de instrumentos. Esses ruídos são desconfortáveis e podem gerar tensão em quem está se preparando para passar por um processo operatório, por exemplo. Mas, felizmente a falta de isolamento acústico não é inevitável e muitas vezes pode ser resolvido através das muitas soluções disponíveis no mercado.
O ideal é deixar que a música possa ser ouvida em vários ambientes, para que esse clima sofisticado e relaxante possa ser percebido durante toda a experiência.
“Tudo é importante. O sucesso está nos detalhes”
– Steve Jobs
Atente-se aos detalhes e torne seu consultório um lugar único e agradável em todos os aspectos.