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Como pequenos detalhes podem fazer a diferença para seus pacientes

Como sabemos, a avaliação de seus pacientes em relação à sua empresa vai muito além da sua competência ou da sua imagem, que é construída não apenas no consultório em uma consulta. Confira neste artigo como pequenos detalhes podem fazer a diferença e passar uma boa impressão para seus pacientes.

O primeiro detalhe é o contato telefônico

Os pacientes potenciais já começam a formar uma opinião sobre você e sua prática no primeiro contato com seu escritório, que costuma ser feito via telefone ou algum aplicativo de mensagem/midia social com o Facebook, Instagram ou Whatsapp. Antes disso, eles já tinham ouvido falar de você pela internet ou indicação de ex-pacientes, mas este é de fato, o primeiro contato real com a sua empresa. Por isso, um bom atendimento telefônico pode fazer a diferença.

Ao telefone, comece com um sorriso. Sim, o sorriso no telefone. Nossa voz parece mais calorosa e amigável quando sorrimos e isso é exatamente o que os pacientes esperam receber no seu consultório. Nas mensagens, seja amigável sem ser falso, seja informal e bem-humorado sem ser desrespeitoso.

Atendimento personalizado gera reconhecimento

De acordo com muitos psicólogos, personalizar o atendimento, chamando o paciente pelo nome, por exemplo, traduz um reconhecimento individual, tranquiliza, reconforta e gera grande satisfação.

Embora seja obviamente impossível saber tudo sobre o novo paciente, reservar um pouco de tempo para demonstrar interesse em conhecê-los ajuda a definir os tópicos para os próximos consultas e reforça o tom “personalizado”.

Um bom relacionamento com a equipe é essencial

Lembre-se sempre que o bom relacionamento entre você e sua equipe é visível para quem adentra o seu consultório e pode causar um real impacto benéfico sobre o que eles esperam do atendimento que lhes será fornecido. Além de passar confiança, estima e transparência com a certeza de que eles são bem-vindos.

Promova um tour pela sua empresa

Por que não apresentar a eles as várias áreas da empresa, tais como sala de esterilização e salas de tratamento? Afinal de contas, não há nada a esconder. Durante a apresentação, ofereça brindes úteis como escovas de dentes e fio dental com o logo da empresa e seu número de telefone.

Destaque cada ambiente

A grande maioria das empresas já cumprem normas básicas de higiene, então você tem que ir mais longe e levar em conta a sensação dos pacientes sobre os elementos que caracterizam a sua empresa como um todo. Para destacar a sua empresa é necessário algo mais.

A decoração também faz toda a diferença. Os objetos de decoração, a mobília e as cores são essenciais para a apresentação da imagem do seu consultório e reforçar a impressão de um local limpo e ao mesmo tempo receptivo.

Deixe a sala de esterilização visível

De modo geral costuma-se tratar a sala de esterilização como uma área de importância crítica, deixando-a inacessível, quase escondida. É um erro comum e contraproducente, pois os pacientes sempre acabam questionando em um momento ou outro como os instrumentos são esterilizados. Deixar esta sala visível através de um vidro pode antecipar as perguntas e reforçar a confiança.

Ter uma sala de esterilização aberta é impossível por causa do barulho das autoclaves e outros esterilizadores de alta temperatura, utilizar janelas de vidro anti-ruído podem ser uma boa solução.

A sala de espera deve ser aconchegante

A sala de espera costuma ser um lugar muito abandonado, silencioso, oferecendo poucas distrações. Em muitos casos, no máximo uma TV no volume baixo, em um canal que não é possível trocar e que provavelmente não agrada a todos. A espera de atendimento acaba se resumindo em um silêncio constrangedor e um momento maçante.

Existem alguns softwares disponíveis no mercado que podem animar sua sala de espera, com exibição de slides de dicas, apresentações, vídeos 3D e animações. Ao fazer isso, você fornece ao paciente informações valiosas que irão ajudá-los a cuidar melhor de sua saúde bucal e ocupar o seu tempo de espera para maneira mais útil e agradável.

Não se esqueça de oferecer uma boa iluminação, acesso livre a revistas e jornais recentes. Tenha uma fonte de água potável (bebedouro ou galão de água) ou uma máquina de café.

Aposte em música suave

A ambientação de espaços com música tranquila costuma ser muito apreciada pelos pacientes.

Ao tocar música suave na sala de espera, por exemplo, você ajuda seus pacientes a relaxar e também a cobrir qualquer ruído intra-operatório de instrumentos. Esses ruídos são desconfortáveis e podem gerar tensão em quem está se preparando para passar por um processo operatório, por exemplo.  Mas, felizmente a falta de isolamento acústico não é inevitável e muitas vezes pode ser resolvido através das muitas soluções disponíveis no mercado.

O ideal é deixar que a música possa ser ouvida em vários ambientes, para que esse clima sofisticado e relaxante possa ser percebido durante toda a experiência.

“Tudo é importante. O sucesso está nos detalhes”

– Steve Jobs

Atente-se aos detalhes e torne seu consultório um lugar único e agradável em todos os aspectos.


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Publicado por:
Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face. Trabalha desde 2011 em harmonização facial.