Bichectomia ou Lipectomia Facial

Descrição


Muito popular entre os pacientes, a cirurgia para a remoção da bola adiposa de Bichat, a Bichectomia (ou Lipectomia Facial) tem sido realizada cada vez mais frequentemente como coadjuvante de diversas técnicas no tratamento da harmonização e rejuvenescimento facial.

Hoje é uma terapêutica aprovada e autorizada pelo Conselho Federal de Odontologia quando da RESOLUÇÃO CFO 198/2019, que reconheceu a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica e descreve o manejo de gorduras faciais do âmbito da nova disciplina.

É um procedimento pequena complexidade e que consiste na remoção cirúrgica do corpo adiposo da através de técnicas intra-orais seguras e pouco invasivas, com baixos índices de complicações. Porém esta estrutura está anexa a diversas zonas de risco, tais como artéria facial, músculo masseter, parótida, e um conhecimento anatômico adequado é essencial para o sucesso e segurança da técnica.

Deste modo, o objetivo deste curso é capacitar o cirurgião-dentista a realizar procedimentos de bichectomia em seu consultório com segurança e previsibilidade, sabendo como manejar suas eventuais intercorrências.

Conteúdo


  • Anatomia do envelhecimento facial com foco à Remoção do Corpo Adiposo da Bochecha
  • Histórico
  • Posicionamento anatômico da Bola de Bichat em relação às estruturas Faciais
  • Anestesia
  • Indicações da remoção da Bola de Bichat
  • Contra-indicações
  • Técnica operatória: Paramentação cirúrgica, técnica asséptica, instrumentais
  • Instruções pré-operatórias: interpretação de exames de sangue, anestesiologia e farmacologia aplicada à técnica
  • Técnicas cirúrgicas para Remoção do Corpo Adiposo da Bochecha ou Bola de Bichat
  • Diagnóstico e Manejo das complicações pós-operatórias

Cirurgias Demonstrativas apresentando todos os detalhes da técnica de Bichectomia

Materiais Complementares para Download: Consentimento Informado para Bichectomia, Lista de Materiais e instrumental, Protocolo Medicamentoso e muitos  artigos sobre Bichectomia

Público-alvo


Exclusivamente para cirurgiões-dentistas devidamente registrados em seus conselhos de classe, com interesse em Harmonização Facial. Sugere-se que o profissional interessado já realize procedimentos cirúrgicos em sua prática clínica.

Professor


Rogério Gonçalves Velasco

Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face

Ficou com alguma dúvida?

Veja nossa sessão de ajuda ou fale conosco.