Diferenciação de Gênero na Harmonização Orofacial

Diferenciação de Gênero na Harmonização Orofacial

Acho que é um dos assuntos mais interessantes dentro da Harmonização Facial: como mudar, visualmente, uma face masculina para uma feminina e vice versa, ou como fazer a diferenciação de gênero e ajudar no processo de transição de nosso paciente?

Quais os pontos principais para promover essa mudança? Será que só contorno de mandíbula funciona? Ou lábios? Fronte? Sobrancelha? Na verdade temos um apanhado muito grande de características que devem ser compreendidas para que possamos mudar estas características sem causar uma sensação caricata ou artificial.

Até esta terminologia: gênero, anda mudando… Mas não foi isso que entramos neste primeiro momento, focamos em situações mais objetivas. E é esse o assunto da nossa aula. Assista aqui:


Publicado por:
Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face