grethen, harmonização facial, harmonização orofacial

Muito, muito obrigado, Gretchen!

Pode parecer piada, mas não é. A popularização da Harmonização facial foi por causa da Gretchen.

Não, você não leu errado.

Claro que existia a harmonização há muito tempo, não com esta terminologia, mas existia alguma procura pelo termo cunhado alguns anos antes.

Mas eu tinha uma teoria na minha cabeça há algum tempo mas hoje numa procura no Google Trends, resolvi conferir algumas datas. E olha o que achei:

tendencias harmonização facial

O pico de procura pela Harmonização Facial aconteceu exatamente na semana seguinte à publicação da primeira “harmonização facial moderna” da nossa querida Gretchen.

Pois é. Lembro que foi de um timing perfeito: praticamente no mesmo dia o CFO anuncia a regulamentação da Especialização da Harmonização Orofacial e começa a pipocar na midia o (ótimo) resultado obtido por um cirurgião-dentista no procedimento estético dela.

Daí você imagina: não foi pela Gretchen, foi por causa do CRO.

E você está muito enganado.

Harmonização OROfacial nunca foi um termo muito conhecido…  Tanto que, se você reparar, raras vezes neste blog uso este termo, simplesmente porque acho ele fraco. Estranho. Também digo que sempre achei esse termo uma jabuticaba, mas o fato é que desde 2015 este termo aparece nas buscas do google, mas nunca com a mesma relevância do termo Harmonização FACIAL.

Pelo gráfico do Google Trends, dá pra ver que houve sim um aumento leve em fevereiro de 2019, logo em seguida à aprovação do CFO, mas não foi um pico de procura por este termo, usado só por cirurgiões-dentistas e poucas outras áreas que fazem cursos com cirurgições dentistas… E isso pode ser visto aqui:

 

harmonização facial orofacial tendências

E digo mais,  nem dá pra falar que a Gretchen sumiu da midia e apareceu só depois disso, ela é onipresente na internet. Se você lembrar, ela gravou junto com a Kate Perry em 2017 (veja o pico de procura nesse ano), daí teve aquele boom, mas ela sempre manteve sua presença online grande:

gretchen, harmonização facial, harmonização orofacial

E para provar ainda mais minha teoria, se perceberem existe um pico de procura pelo termo novamente em setembro de 2020. E ADIVINHEM O QUE ACONTECEU neste periodo?

Heim?

Heim?

SIM! A Gretchen apareceu com MAIS UMA Harmonização facial realizada.

gretchen, harmonização facial,

Então, pessoal, acredite: a Gretchen é a  MAIOR responsável pela popularização da Harmonização Facial.

Sem sombra de dúvidas.


Publicado por:
Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face. Trabalha desde 2011 em harmonização facial.