NOSSA HISTÓRIA
2021
Implementamos uma revolução no ensino, convertendo todos nossos cursos para um conceito muito atual chamado ensino híbrido, ou blended learning, uma das maiores tendências da educação profissional, já que oferece uma mistura entre o ensino presencial com a realização de atividades práticas, sempre embasadas em conteúdos teóricos ensinados através do ensino online, garantindo mais economia e melhor qualidade no ensino a nossos alunos. Fomos a primeira escola no Brasil a trabalhar nesta modalidade semi-presencial em odontologia, com cursos reconhecidos!
2020
Com uma abordagem inédita no ensino odontológico, o Instituto Velasco criou um CENTRO DE ESTUDOS ANATÔMICOS, com utilização de peças anatomicas fresh-frozen (peças sem fixadores, que preservam as caracteristicas dos tecidos vivos). Lançamos nosso primeiro curso online sobre este tema e muitos mais estão previstos, inclusive para nossos alunos da Especialização em Harmonização Orofacial
2013-2019
Hoje o Instituto Velasco atua como entidade de ensino em diversos estados do Brasil, além de representantes em Portugal, Itália e Reino Unido. Além disso, mantém firmado uma parceria em projetos especiais junto à diversas faculdades e instituições de ensino superior. Focamos nosso ensino em Implantodontia e Harmonização Orofacial graças a grande procura destas especialidades
2008
Com a fusão do CETO junto ao Hospital da Face (que aconteceu a partir de 2009 e se completou em 2013), todo o departamento de ensino do CETO passou a ser coordenado de forma independente através do Instituto Velasco. Isso permitiu que nossa infra-estrutura se completasse com um total de 28 equipos odontológicos, contendo 6 microscópios, centro cirúrgico com projeção para a sala de aula, mais uma sala para 15 alunos, outra para 60 alunos, um anfiteatro para 150 pessoas, laboratório para 30 alunos, biblioteca e sala de estudo, além de todo o suporte do Hospital da Face contendo centro cirúrgico (para procedimentos com anestesia geral) com recursos de projeção ao anfiteatro anexo, além de 6 leitos para pacientes, laboratório de prótese entre outros grandes benefícios.
Utilizando de uma infra-estrutura modulada e adequada às necessidades de cada curso, independente de sua complexidade, desde novembro de 2008 obtivemos registro de nossa escola como um Centro de Pós-graduação em Odontologia (credenciamento no MEC sob Portaria nº 1.342 de 10 de novembro de 2008).
2005 – 2007
A partir de 2005, em parceria com a Faculdade Mozarteum de São Paulo – FAMOSP, o CETO passou a sediar cursos de especialização ministrados pela instituição, primeiramente na área da Implantodontia e, a partir de 2007, desta vez em convênio com a Universidade São Marcos – UNIMARCO, passou a dar espaço a cursos de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dor e Disfunção Têmpor-Mandibular, Prótese Dentária, Ortodontia e Implantodontia, ministrados pela Universidade.
1992 – 1999
A finalidade exclusiva desse centro era de ministrar cursos de atualizações em odontologia para profissionais da área – cirurgiões dentistas e técnicos em prótese dentária. O CETO passou por duas importantes ampliações, sendo uma em 1992, e outra no ano de 1999, a partir de quando passou a contar com novas instalações em duas modernas clínicas, que passaram a reunir 22 consultórios, um centro cirúrgico com sistema de projeção simultânea, salas de aulas, auditório para 60 pessoas e laboratório de prótese para suporte prático aos cursos ministrados.
Até então, o Instituto Velasco, através do CETO, ministrava somente cursos de atualização e extensão em diversas especialidades odontológicas, prestando atendimento assistencial em seus diversos cursos.
1987
Em 1987 foi fundado o Centro de Estudos e Técnicas Odontológicas – CETO, situado inicialmente à Rua Riga, 300, na cidade de São Paulo, com uma estrutura diferenciada no setor, que já contava com salas de aula, clínicas e laboratório de prótese dentária.