Técnica do Ponto Motor na Toxina Botulínica

Técnica do Ponto Motor na Toxina Botulínica

A neurotoxina botulínica tipo A (TBA) tem sido largamente utilizada no tratamento de rugas de expressão faciais, porém não há na literatura consenso tanto para as doses quanto para a quantidade de pontos para aplicação.

E se fosse possível mensurar exatamente a dose de toxina nos diversos músculos faciais?

O Prof. Marco Matrone explica todo o conceito por trás desta técnica inovadora. Avaliar a eficácia da Técnica do Ponto Motor (TPM) para aplicação de TBA no tratamento de linhas de expressão na região glabelar e corrugador do supercílio, utilizando a técnica do ponto motor (TPM) com a Caneta Detectora do Ponto Motor versão Matrone (CDPM).

Em um estudo estudo clínico aberto, prospectivo, envolvendo uma paciente com rugas glabelares e periorbitárias moderadas. A paciente recebeu injeções subcutâneas de TBA em pontos localizados pela CDPM nos músculos orbiculares dos olhos, porção lateral, corrugadores do supercílio e prócero, sendo acompanhada por duas semanas após aplicação. A avaliação dos resultados foi feita de acordo com a observação da equipe de pesquisa quanto à formação das linhas de expressão glabelares e em área de músculos orbiculares dos olhos com contração máxima e em repouso, e foi feita a avaliação por fotografias.

Houve uma significante redução das rugas glabelares e periorbitárias com a aplicação de TBA e com menores doses do que as padronizadas atualmente pela literatura. A paciente referiu melhora do aspecto glabelar e da região periorbitária.

Conclui-se que a CDPM é efetiva para identificação dos locais exatos de aplicação de TBA. Com a utilização da TPM, ocorre uma diminuição quantitativa da dose de TBA em unidades assim como do número necessário de punções para obtenção de um resultado efetivo, ou seja, melhor custo benefício e menores possibilidades de intercorrências, com maior conforto ao paciente e segurança ao profissional.

Quer aprender mais? Conversamos com o prof. Marco Matrone nesta super aula:


Acompanhe nossas aulas e publicações!

Tenha acesso à nossa newsletter semanal e participe do Instituto Velasco PLAY, com video-aulas, artigos, ebooks, tudo 100% GRATUITO para profissionais da Harmonização Facial!



Publicado por:
Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face. Trabalha desde 2011 em harmonização facial.