Profhilo

Profhilo®: Conheça mais sobre este bioremodelador tecidual.

Ok. Pode perguntar: O que é um bioremodelador tecidual?

Não vou responder de imediato, mas seria um medicamento que não é preenchedor, não é skinbooster, não é bioestimulador mas que supostamente age como um preenchedor, um skinbooster e um bioestimulador. 🤔🤔

E o único produto no mercado que supostamente faz isso chama-se Profhilo®, um medicamento a base de ácido hialurõnico produzido pela empresa IBSA FARMACEUTICI, uma empresa italiana que trabalha desde suplementos alimentares até medicamentos de prateleira, e que tem também uma linha de preenchedores chamada Aliaxin® mas que não está presente por aqui.

Nós, eu e a Roberta, tendemos a desconfiar de coisas novas que divulgam maravilhas (como já aconteceu em outras situações) e o primeiro passo para adotar a terapêutica é conhecer mais sobre o produto e ver se tais maravilhas são justificadas ou são só marketing. Então vamos por partes…

O que é o Profhilo®?

Além de se considerar um produto disruptivo, não querendo se alinhar com nenhum outro produto do mercado (não é preenchedor, não é skinbooster, não é bioestimulador, esse papo todo) , o Profhilo® também buscou uma diferenciação do atual paradigma de rejuvenescimento facial apresentando uma técnica diferente dos demais, aproveitando uma característica das moléculas de ácido hialurônico proprietárias deste medicamento.

Profhilo
O Profhilo tem dois tipos diferentes de moléculas de ácido hialurônico

Conforme o fabricante, Profhilo® uma uma associação de dois tipos de moléculas de ácido hialurônico, uma de baixo outra de alto peso molecular, que depois de um processo térmico específico, se associam e compõe um medicamento com ótima permeação no tecido e altíssima fluidez, daí que se justifica a técnica de uso.

Não é um produto reticulado, e se comparado com muitos dos produtos à base de ácido hialurônico isto o deixa muito mais perto dos skinboosters do que dos preenchedores faciais.

E são funções complementares: o primeiro busca hidratação profunda do tecido ao passo que o segundo busca volumização tecidual e correção de marcas de expressão e envelhecimento.

O fato das moléculas com pesos moleculares distintos se associarem dá estabilidade para o conjunto que pode se assemelhar aos materiais reticulados com a grande vantagem de não ter o BDDE, e por conseguinte induzir menor reação nos tecidos. E a sua maior permeabilidade no tecido permite ação tanto em derme como em subcutâneo.

Isso são as informações de quem vende… Vamos entender como aplicar

Como é a Técnica de Aplicação do Profhilo®?

Esta é uma parte interessante. Usualmente as técnicas de skinbooster envolve a aplicação em derme derme superficial  (os não reticulados como o Saypha Rich® ou Pluryal Booster®) ou mesmo em subcutâneo superficial (os reticulados como o Restylane Vital® ou Juvederm Volite®) em muitos pontos, com volume de 0,02ml por ponto. OU seja, cada seringa de 1 ml faria 100 pontos de aplicação, e usualmente em uma face completa utiliza-se de 2 a 3 ml por sessão.

Na técnica do Profhilo, a aplicação segue um conceito próprio chamado de BIO AESTHETIC POINTS®, ou BAP Techniques® que em essência são 5 pontos “chave” para permitir que o medicamento “se espalhe” em toda a face graças às propriedades que falamos anteriormente. Sempre em subcutâneo superficial, coladinho em derme para que seja estimulado tanto a derme como os coxins mais profundos.

Profhilo, BAP Technique, Bio Aesthetics POints
Este são os pontos de aplicação da BIO AESTHETIC POINTS®, ou BAP Techniques®

Cada ponto recebe 0,2 ml, 20 vezes mais que o recomendado pela vasta maioria dos demais produtos do tipo skinbooster, e pronto. Uma consulta de não mais que 20 minutos e sua sessão clínica está feita

Qual o Protocolo de Tratamento com Prophilo®?

Aqui existem duas versões: nas propagandas, o recomendado é que sugere-se um ciclo inicial com 2 aplicações separadas por 4 semanas e depois a manutenção a cada 6 meses.

Já nas instruções de uso, que é um documento oficial e que consta quando buscamos o registro de um produto da ANVISA (que mostra, de forma sucinta e sem enrolação tudo que um profissional deve saber para usar determinado produto), a recomendação é de ciclo inicial com 2 aplicações separadas por 4 semanas e depois a manutenção a cada 2 meses.

Ah, mas faz tanta diferença? Sim, em minha opinião, um protocolo de aplicações semestrais é o que o Restylane Skinbooster Vital recomenda, é muito mais interessante para o paciente do que algo que a cada 2 meses deve ser refeito. E a manutenção de resultados?

Para alinhar esta questão, e colocar tudo que encontramos em literatura sobre o medicamento, sugerimos que você acompanhe nossa aula abaixo. Esta aula e mais centenas de lives estão todas disponíveis e organizadas na nossa plataforma de videos Instituto Velasco PLAY (assina lá!, é gratuita!).

Apresentamos também nesta aula completa a a TÉCNICA CLÍNICA recomendada (BAP Technique) pela empresa para uso do Profhilo:

E ainda: se você quiser baixar a instrução de uso, os artigos mais relevantes e os catálogos comerciais que tivemos acesso, basta você assinar nossa newsletter e desbloquear este conteúdo. Use o formulário abaixo.

Você pode clicar aqui e baixar os arquivos selecionados para a apresentação. Lembre-se de usar um desktop pois ele está compactado e nem todo smartphone consegue ler este arquivo!


Publicado por:
Mestre em Medicina/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Prótese Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. Coordenador de cursos em Implantodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Velasco, Diretor do Hospital da Face. Trabalha desde 2011 em harmonização facial.