Ok. Pode perguntar: O que é um bioremodelador tecidual?
Não vou responder de imediato, mas seria um medicamento que não é preenchedor, não é skinbooster, não é bioestimulador mas que supostamente age como um preenchedor, um skinbooster e um bioestimulador. 🤔🤔
E o único produto no mercado que supostamente faz isso chama-se Profhilo®, um medicamento a base de ácido hialurõnico produzido pela empresa IBSA FARMACEUTICI, uma empresa italiana que trabalha desde suplementos alimentares até medicamentos de prateleira, e que tem também uma linha de preenchedores chamada Aliaxin® mas que não está presente por aqui.
Nós, eu e a Roberta, tendemos a desconfiar de coisas novas que divulgam maravilhas (como já aconteceu em outras situações) e o primeiro passo para adotar a terapêutica é conhecer mais sobre o produto e ver se tais maravilhas são justificadas ou são só marketing. Então vamos por partes…
O que é o Profhilo®?
Além de se considerar um produto disruptivo, não querendo se alinhar com nenhum outro produto do mercado (não é preenchedor, não é skinbooster, não é bioestimulador, esse papo todo) , o Profhilo® também buscou uma diferenciação do atual paradigma de rejuvenescimento facial apresentando uma técnica diferente dos demais, aproveitando uma característica das moléculas de ácido hialurônico proprietárias deste medicamento.
Conforme o fabricante, Profhilo® uma uma associação de dois tipos de moléculas de ácido hialurônico, uma de baixo outra de alto peso molecular, que depois de um processo térmico específico, se associam e compõe um medicamento com ótima permeação no tecido e altíssima fluidez, daí que se justifica a técnica de uso.
Não é um produto reticulado, e se comparado com muitos dos produtos à base de ácido hialurônico isto o deixa muito mais perto dos skinboosters do que dos preenchedores faciais.
E são funções complementares: o primeiro busca hidratação profunda do tecido ao passo que o segundo busca volumização tecidual e correção de marcas de expressão e envelhecimento.
O fato das moléculas com pesos moleculares distintos se associarem dá estabilidade para o conjunto que pode se assemelhar aos materiais reticulados com a grande vantagem de não ter o BDDE, e por conseguinte induzir menor reação nos tecidos. E a sua maior permeabilidade no tecido permite ação tanto em derme como em subcutâneo.
Isso são as informações de quem vende… Vamos entender como aplicar
Como é a Técnica de Aplicação do Profhilo®?
Esta é uma parte interessante. Usualmente as técnicas de skinbooster envolve a aplicação em derme derme superficial (os não reticulados como o Saypha Rich® ou Pluryal Booster®) ou mesmo em subcutâneo superficial (os reticulados como o Restylane Vital® ou Juvederm Volite®) em muitos pontos, com volume de 0,02ml por ponto. OU seja, cada seringa de 1 ml faria 100 pontos de aplicação, e usualmente em uma face completa utiliza-se de 2 a 3 ml por sessão.
Na técnica do Profhilo, a aplicação segue um conceito próprio chamado de BIO AESTHETIC POINTS®, ou BAP Techniques® que em essência são 5 pontos “chave” para permitir que o medicamento “se espalhe” em toda a face graças às propriedades que falamos anteriormente. Sempre em subcutâneo superficial, coladinho em derme para que seja estimulado tanto a derme como os coxins mais profundos.
Cada ponto recebe 0,2 ml, 20 vezes mais que o recomendado pela vasta maioria dos demais produtos do tipo skinbooster, e pronto. Uma consulta de não mais que 20 minutos e sua sessão clínica está feita
Qual o Protocolo de Tratamento com Prophilo®?
Aqui existem duas versões: nas propagandas, o recomendado é que sugere-se um ciclo inicial com 2 aplicações separadas por 4 semanas e depois a manutenção a cada 6 meses.
Já nas instruções de uso, que é um documento oficial e que consta quando buscamos o registro de um produto da ANVISA (que mostra, de forma sucinta e sem enrolação tudo que um profissional deve saber para usar determinado produto), a recomendação é de ciclo inicial com 2 aplicações separadas por 4 semanas e depois a manutenção a cada 2 meses.
Ah, mas faz tanta diferença? Sim, em minha opinião, um protocolo de aplicações semestrais é o que o Restylane Skinbooster Vital recomenda, é muito mais interessante para o paciente do que algo que a cada 2 meses deve ser refeito. E a manutenção de resultados?
Para alinhar esta questão, e colocar tudo que encontramos em literatura sobre o medicamento, sugerimos que você acompanhe a aula que está disponível em nossa plataforma GRATUITA para profissionais da harmonização facial.
APRESENTAMOS FORMAS DE USO, TÉCNICAS DE APLICAÇÃO, COM VIDEOS DEMONSTRATIVOS E OFICIAIS DA EMPRESA!
E tem mais…
Quer saber se funciona mesmo? Testamos e aqui estão os resultados!